Fabrique suas velas vegetais artesanais com cera de Coco
A demanda por produtos naturais está cada vez mais em evidência. Se você trabalha com produtos artesanais é bom ficar por dentro dessa tendência que pode ser uma ótima oportunidade de negócio ajudando a aumentar sua gama de produtos e consequentemente melhorar o seu orçamento!
Hoje trouxemos um produto novo especialmente para você que trabalha com velas artesanais: a cera de coco! Já ouviu falar nela?
A cera de coco é um blend de ceras vegetais, formado a partir das matérias primas: coco, arroz e palma. Esse produto pode facilmente substituir a parafina nas fabricações das velas. Porém aqui vai uma dica: por ser mais mole do que a parafina comum, a cera de coco é ideal para fazer velas dentro de algum recipiente como potes e copos de vidro, por exemplo. Além disso, por seu um produto natural oferece uma queima limpa, livre de óxido de etileno que não emite gases e não produz cheiro. Ou seja, não gera substâncias nocivas à saúde.
Outro benefício da cera de coco é que ela é compatível com todos os tipos de essências e óleos vegetais. Você pode apostar em cheirinhos da natureza, como lavanda, capim limão ou alecrim trazendo a sensação de tranquilidade e bem-estar e agregando valor aos seus clientes. Assim você terá um produto com um conceito mais do que especial. Velas orgânicas, aromáticas, feitas de materiais 100% naturais!
Confira algumas orientações sobre como manusear a cera de coco na produção das suas velas:
1. Fusão Da Cera
A cera deve ser aquecida entre 60°-70°C, em temperaturas acima de 70°C por longo período a cera irá amarelar. Enquanto a cera derrete, deve-se sempre mexer com uma colher, evitando assim o aquecimento concentrado no mesmo ponto, e a degradação da cera. Utilize sempre um termômetro para supervisionar o aquecimento da cera.
2. Adição de Ingredientes
Outros aditivos ou substâncias, podem ser adicionados para melhorar o desempenho da cera. Após a cera estar completamente líquida, é que se deve adicionar pigmentos, corantes ou essências/óleos essenciais. Misturar bem para garantir a uniformidade.
3. Temperatura de Envase da Cera
A cera deve ser envasada nos vidros a uma temperatura entre 60 e 63°C para garantir assim a temperatura ideal de envase. O recipiente utilizado para aquecer e derreter a cera, recomenda-se que não deixe acúmulo de resíduos, prolongando assim a vida útil da cera.
4. Resfriamento da Cera
A cera de coco pode ser resfriada com ou sem o auxílio de geladeira. Com a concentração da cera no resfriamento, é normal formar no centro da vela um vazio, dessa forma, deixe a vela descansar por aproximadamente 15 minutos e depois adicione mais cera para completar o vazio que se forma no fundo do pote.
5. Tempo de cura da Vela
Antes de acender a vela, é necessário ela resfriar por no mínimo 17 horas. Por ser um produto natural, deve-se formar cristais da cera, gerando assim um belo acabamento.
E já que estamos falando de velas artesanais…
Confira também o departamento de Velas disponível em nosso site! Clique aqui e confira formas diversas, matérias-primas, pavios e uma infinidade de acessórios para produção artesanal. Lembrando que você também pode comprar pela nossa loja física ou pela nossa central telefônica!